Membros
São membros da REALP, as instituições que assinaram o protocolo. Contudo o trabalho é desenvolvido por um grupo de professores e investigadores.
-
Manuela Morais
Laboratório da Água, Centro e Geofísica de Évora, Universidade de Évora, Portugal
mmorais@uevora.pt
Doutorada em Biologia é especialista em: Limnologia; qualidade da água; qualidade ecológica e gestão de bacias hidrográficas; estrutura e funcionamento de sistemas lênticos e lóticos; comunidades biológicas. Leciona em cursos internacionais da UNESCO. Tem participado em projetos científicos, nacionais e internacionais. Em 2012 é convidada pelo Diretor da Agência Portuguesa do Ambiente, do Ministério do Ambiente de Portugal, a presidir ao Concelho de Região Hidrográfica do Alentejo por reconhecimento de “mérito, prestígio académico ou profissional e trabalho de relevo desenvolvido na área dos recursos hídricos”. É autora de inúmeras comunicações e de trabalhos publicadas em livros e revistas internacionais.
-
Cristina Branquinho
Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
cmbranquinho@fc.ul.pt
É atualmente Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lidera o grupo de Investigação em Ecologia das Alterações Ambientais (eChanges) do cE3c (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais).
A investigação que desenvolve centra-se na compreensão dos padrões ecológicos ao nível do ecossistema em resposta a mudanças ambientais centrada em três objetivos gerais:
i) Compreender a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas das zonas áridas (incluindo agroecossistemas e ecossistemas agroflorestais) em cenários de mudança ambiental (eutrofização, alterações climáticas e poluição);
ii) Desenvolver, testar, modelar e rastrear indicadores ecológicos de alerta precoce de fatores de mudança ambiental à escala global, bem como soluções ecotecnológicas para restaurar a estrutura e o funcionamento do ecossistema;
iii) Compreender qual é o papel das áreas verdes urbanas e da sua biodiversidade no funcionamento dos ecossistemas e no fornecimento dos serviços dos ecossistemas;
Integra o Plano Doutoral Internacional de Biologia e Ecologia das Alterações Globais (BEAG), o Plano Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV) e o Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, organização conjunta da Universidade de Cabo Verde e da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa. Liderou 5 Escolas de Cursos Avançados a nível internacional. Orientou mais de 15 alunos de pós-doutoramento e tem 8 teses de doutoramento terminadas. O seu grupo de investigação atual tem cerca de 30 investigadores http://echanges.fc.ul.pt/members.html .
Coordenou 29 projetos que atraíram mais de 2,6 milhões de euros e participou em pelo menos outros 41 projetos, de um total de 70 com elevada participação de empresas e municípios. Integra diversas redes nacionais e internacionais de investigação, com especial ênfase para as interações crescentes com os países de língua portuguesa.
Venceu em 2015 e em equipa o 1º “Prémio de Investigação Cidade de Almada” avaliado pela Academia de Ciências de Lisboa. É “Académica Estrangeira Correspondente da Real Academia de Farmácia de Espanha”. Integrar o Painel Científico do Grupo de Trabalho da Biodiversidade no âmbito do Quadro Estratégico da Política Climática da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=6603447018
http://scholar.google.pt/citations?user=5OjG1v0AAAAJ
-
Maria do Carmo Sobral
Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
msobral@ufpe.br
Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestrado na Universidade de Waterloo, Canadá; Doutorado e Pós-Doutorado na Universidade Técnica de Berlin, Professora Associada, Nível I da UFPE. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq. Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da Capes. Exerceu diversos cargos junto à administração do governo estadual de Pernambuco. Produção científica nas áreas de: Planeamento e Gestão Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais, Gestão de Recursos Hídricos e Indicadores de Sustentabilidade.
-
Judite Medina do Nascimento
Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia, Cabo Verde
judite.nascimento@adm.unicv.edu.cv
Concluiu, em 2009, o Doutoramento em Geografia – Ordenamento do Território e urbanismo, na Universidade de Rouen-França. Em 2004 concluiu o Mestrado em Geografia – Planeamento Regional e Local, na Universidade de Lisboa. Terminou a sua Licenciatura em Geografia em 1995 na Universidade Estatal de Kharkov-Ucrânia. Foi Membro do Conselho Directivo do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde e é professora do quadro dessa Universidade, desde a sua fundação. Foi docente de Geografia do antigo Instituto Superior de Educação em Cabo Verde desde a sua fundação em 1996 até à sua integração na Universidade. Tem dedicado as suas actividades de investigação e docência aos domínios científicos: ordenamento do território, planeamento e gestão urbanas, governanção urbana, geografia urbana e crescimento e desenvolvimento urbanos. Actualmente dirige o Centro de Investigação em Desenvolvimento Local e Ordenamento do Território da Universidade de Cabo Verde.
-
Othon Henry Leonardos
Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil
othonleonardos@unb.br
Geólogo, Mestre por Berkeley e Ph.D por Manchester. Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Universidade de Brasília. Coordena o mestrado, sustentabilidade junto a povos e terras indígenas no Centro de Desenvolvimento Sustentável inovando diálogos interculturais nas ciências da sustentabilidade. Realizou trabalhos pioneiros em geoquímica, metamorfismo, depósitos minerais, kimberlitos, rochagem, agroecologia. Hoje articula e integra saberes e fazeres para a sustentabilidade da vida e convívio multicultural.
-
Paulo Pinto
Laboratório da Água, Centro de Geofísica de Évora, Universidade de Évora, Portugal
ppinto@uevora.pt
Doutorado em Biologia pela Universidade de Évora, é Professor Associado com Agregação da Universidade de Évora, Portugal. É membro do Centro de Geofísica de Évora. Tem desenvolvido a sua atividade em limnologia, nomeadamente nos aspetos relacionados com a qualidade ecológica, com a estrutura e funcionamento dos ecossistemas lóticos, com os impactes de fogos florestais, com as comunidades biológicas e com o voluntariado ambiental. Mais recentemente, o turismo sustentável e sua relação com o desenvolvimento rural passou outro vetor da sua atividade.
-
João Nildo de Souza Vianna
Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil
vianna@unb.br
Doutorado em Energia pela École Nationale Supérieure dArts et Métiers-ENSAM-Paris. Professor convidado da ENSAM-Paris. Membro do Comité de Consultivo do CNPq. Pesquisador sénior do Laboratório de Energia e Ambiente e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Energia e Meio Ambiente, Termodinâmica Aplicada, Instrumentação Científica. Principais tema de interesse: relações entre energia e meio ambiente, desenvolvimento sustentável, cadeia produtiva dos biocombustíveis, emissões gases de efeito estufa, vulnerabilidade e adaptações às mudanças climática.
-
Myriam Lopes
Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro, Portugal
myr@ua.pt
Licenciada em Engenharia do Ambiente e Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro e membro do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Exerce atualmente as funções de Diretora de Curso do Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais, integrado na REAPLP. Desenvolve investigação em Alterações climáticas e gestão da qualidade do ar, em particular, poluição atmosférica e saúde, qualidade do ar em ambiente urbano, avaliação integradas de medidas de mitigação (biocombustíveis e biomassa) e adaptação às alterações climáticas.
-
Vanice Selva
Universidade Federal de Pernambuco
vanice.selva@gmail.com
Geógrafa, Prof. Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e em Hotelaria e Turismo. Tutora do Programa Educacional Tutorial-PET Gestão Política Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente-Consema/PE, Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco-CIEA/PE. Membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (2015-2017). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase na gestão do território - Análise espacial do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, turismo, ambiente.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2477-3898
Endereço para acessar currículo: http://lattes.cnpq.br/5125042045756774
-
Teresa Fidelis
Universidade de Aveiro, Portugal
teresafidelis@ua.pt
Professora Auxiliar no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO)da Universidade de Aveiro e colaboradora no CESAM. Lecciona unidades curriculares na área do Planeamento Avaliação e Gestão Ambiental em Programas de Mestrado nas áreas de Engenharia do Ambiente e do Ordenamento do Território e desenvolve investigação nos domínios do planeamento ambiental e recursos hídricos. Tem doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, "Master of Philosophy in Town and Country Planning” pela Universidade de Manchester e Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. É autora e co-autora de publicações científicas sobre o planeamento e governação ambiental. Foi coordenadora no DAO do Mestrado em Políticas e Gestão Ambiental da Rede Luso-Brasileiro de Gestão Ambiental.
-
Lia Vasconcelos
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Centro de Investigação IMAR, Faculdade de Ciências e Tecnologia | Universidade Nova de Lisboa
lia.vasconcelos@gmail.com
Doutorada em Engenharia do Ambiente – Sistemas Sociais pela Universidade Nova de Lisboa, é docente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (desde 1985) e investigadora do IMAR – Instituto do Mar. A sua investigação tem-se centrado em novas formas de tomada de decisão e governância em planeamento e gestão ambiental, e é co-fundadora do WTeamUp, um grupo de acção-investigação que se foca em governância colaborativa.
-
Carolina Lopes Araújo
Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina
carolinalopesaraujo@yahoo.com.br
Professora do quadro efetivo da Universidade de Brasília, pertence ao corpo docente do curso de graduação (primeiro ciclo) em Gestão Ambiental (UnB/Planaltina) e do Mestrado (segundo ciclo) em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB).
Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Possui mestrado em Administração pela HEC-Montreal/Universidade de Montreal e o graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Pesquisa temas relativos a: participação social e a agenda política para o desenvolvimento sustentável, organizações coletivas e análise de discurso crítica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6017396316011154".
-
Maurício Luiz Sens
-
Doris Sayago
-
João Serôdio de Almeida
-
Laura Maria Goulart Duarte
Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS, Universidade de Brasília, Brasil
lauraduarteunb@yahoo.com.br
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, fez dois pós-doutorados na França, na Universidade de Montpellier 1 e no CIRAD. Professora da Universidade de Brasília-UnB, ocupou vários cargos universitários e no setor público. Foi Secretária-Executiva da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade de 2004 a 2008. Desenvolve atividades como Professora, Pesquisadora Colaboradora Sênior no Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS da UnB. De 2010 a 2012 foi Professora no Institut des Hautes Etudes de l Amérique latine Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, França e, a partir de novembro de 2012, é Consultora Visitante no International Center for Agricultural Research in the Dry Areas – ICARDA, Egito, onde desenvolve atividades de pesquisa junto às comunidades beduínas do deserto da região North Western Coast Zone (NWCZ).
-
Maria Ilheu
ICAAM, Universidade de Évora Portugal
milheu@uevora.pt
Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Ecologia e Ambiente pela Universidade de Évora, é docente do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora (desde 1997) e investigadora-Coordenadora do ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas. A sua investigação tem-se centrado no estudo da Estrutura e Funcionamento dos Sistemas Aquáticos Mediterrânicos e dos Fatores antrópicos de Pressão; Conservação do Biota Aquático, com enfase na Ictiofauna; Qualidade ecológica e Impacto da introdução de espécies invasivas. É autora de inúmeras comunicações e de trabalhos publicadas em livros e revistas internacionais.
-
José Carlos Ferreira
Universidade Nova de Lisboa
jcrf@fct.unl.pt
É Professor Auxiliar do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA).
É doutorado em Ambiente e Sustentabilidade, esp. em Engenharia do Ambiente e Sustentabilidade (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Geografia Física e Ambiente (Universidade de Lisboa) e licenciado em Geografia e Planeamento Regional, var. Geografia Física (Universidade de Lisboa).
Centra a sua investigação na área do ordenamento e gestão de base ecológica, planeamento ambiental, infraestruturas verdes e serviços territoriais, estratégias e medidas de adaptação às alterações climáticas e avaliação e gestão da vulnerabilidade e risco em territórios complexos com especial incidência em territórios costeiros e insulares.
Leciona nas seguintes unidades curriculares:
a) Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente: Planeamento de Infraestruturas Verdes e Ordenamento do Litoral (4º ano), Restauro de Ecossistemas e Requalificação Territorial (4º ano), Planeamento e Ordenamento do Território (3º ano), Avaliação de Risco Ambiental (5º ano), Mar – inovação e sustentabilidade (5º ano) e Projeto em Engenharia do Ambiente (5ºano).
b) Mestrado em Urbanismo sustentável e Ordenamento do Território: Planeamento Ambiental (1º ano) e Projeto em Urbanismo sustentável e Ordenamento do Território (2º ano).
Colabora ainda na unidade curricular “Competências Transversais para Ciências e Tecnologia” (1º ano do período intercalar).
https://www.facebook.com/dcea.fct.novambiente/
https://www.facebook.com/urbanismo.sustentavel.ordenamento.territorio/
-
Luiz Oosterbeek
Instituto Politécnico de Tomar
loost@ipt.pt
Professor Coordenador e membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar. Secretário-Geral do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas e da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas, Vice-Presidente de HERITY International, Conselheiro do Fórum Cultural Mundial (China), membro da coordenação do IYGU. Diretor de projetos na Europa, África e América Latina. Director do Museu de Mação. Presidente do Instituto Terra e Memória. Investigador Principal do cluster de Quaternário do Centro de Geociências da Univ.de Coimbra. Coordena cursos de Mestrado e de Doutoramento em Arqueologia, Gestão Cultural e Gestão do Território. Autor e co-autor de cerca de 50 livros e 300 artigos
-
Vládia Oliveira
Universidade Federal do Ceará
vpinto@ufc.br
Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do CNPq na área de Geografia Física. Doutorado em Engenharia Agronômica no Programa Agricultura e Meio Ambiente em Zonas Áridas da Universidade de Almería-Espanha (UAL), convalidado à Geografia Física (UFC). Geóloga (UNIFOR); Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas); Cursos de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (Labomar/UFC) e Internacionais com bolsa da ONU (CRICYT/Argentina e UNEP /Rússia na temática de Desertificação;
Professora de curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia e Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA (Mestrado) UFC e Doutorado em REDE.
Coordenou sub-projetos Internacionais: Ecologia de Paisagens (Programa WAVES/CNPq/BMBF); Projetos do Programa ALFA, representando a UFC em Ecologia de Zonas Áridas-ECOZONAR e Hidroponia no semiárido; Projeto de Cooperação Internacional Pró-África (Cabo Verde). Integrou INNOVATE Project, Brasil-Alemanha, 2012-2016 (BMBF- Alemanha e MCT-Brasil). Coordenou o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA-UFC (2004-2008 e 2015). Foi a 1ªCoordenadora Geral do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede (UFC/UFPI/UFRN/UFPB/UFPE/UFS/UESC (2009-2013); Coordena, atualmente, o mesmo Doutorado (UFC).
Editora Chefe na Revista eletrônica REDE - PRODEMA. Coordena o Programa de Mobilidade Internacional CAPES/AULP-UFC/UNICV desde 2014; Lider dos Grupos de Pesquisa do CNPq em Ecodinâmica e Recuperação Ambiental em Áreas Submetidas à Desertificação em Regiões Semiáridas e Observatório de Estudos Ambientais. Faço parte da Comissão das Nações Unidas ?Expert- para Combate à Desertificação. Consultora Ad hoc da Revista Ambiente & Água e Ambiente e Sociedade. Lidera atuando com experiências nas áreas: geociências e agronômica, com ênfase em estudos integrados (geoecologia, zoneamento geoambiental; zoneamento econômico e ecológico); solos na dinâmica de paisagens semiáridas; análise de produtos de sensoriamento remoto, indicadores de degradação/desertificação e planejamento ambiental.\
-
Henrique Pereira dos Santos
Universidade Federal do Amazonas
hpereira@ufam.edu.br
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia - Pennsylvania State University (1999).
Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde coordena o programa de pós-graduação em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia (www.ppgcasa.ufam.edu.br), professor e pesquisador conveniado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ribeirinhas, Amazônia, manejo de recursos naturais, extrativismo e políticas de gestão ambiental.
-
Maria Manuel Salgueiro Romeiras
Instituto Superior de Agronomia (ISA) Universidade de Lisboa,Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa, Portugal
mmromeiras@isa.ulisboa.pt
Estudou Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa [FCUL], fez o Mestrado no Instituto de Agronomia [ISA/UL] e concluíu o Doutoramento, em 2005, em Biologia, especialidade Biologia Molecular, pela Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia/UL [desde fevereiro de 2017]. Maria é membro dos Centros de Investigação [i.e. Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF/ISA) e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c/FCUL)], uma posição que lhe permite criar sinergias dentro da UL, para desenvolver metodologias inovadoras para o estudo da Biodiversidade Tropical, sua principal área de investigação. Privilegiando os estudos interdisciplinares, nas áreas da Biologia Molecular, Conservação, Sistemática, Ecologia, Agrobiodiversidade ou Etnobotânica, publicou nos últimos anos, vários trabalhos científicos e participou em vários projetos de investigação, alguns deles como investigadora principal, nomeadamente tendo como principal foco a flora das ilhas de Cabo Verde: “Conservation of plant biodiversity in the Macaronesian Hotspot: Integrating phylogenetic, taxonomic, and ecological approaches to study the Cape Verde endemic flora” e “CVAgrobiodiversity Climatic changes and plant genetic resources: the overlooked potential of Cabo Verde's endemic flora” recentemente financiado pela Aga Khan Development Network (AKDN) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Centros de Investigação: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF/ISA), ISA, University of Lisbon (Integrated member) & Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c), Faculty of Sciences, University of Lisbon (FCUL) (External Collaborator)
ORCID: orcid.org/0000-0002-9373-6302
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Romeiras
-
Vanda Brotas
MARE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749–016 Lisboa, Portugal
vbrotas@fc.ul.pt
Vanda Costa Brotas Gonçalves é Professora Catedrática do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente). Foi Diretora do Centro de Oceanografia (atual MARE-UL) em 2004-2006 e Presidente do DBV em 2007-2009 e em 2014-2017. É membro do Conselho Científico da FCUL. É coordenadora do doutoramento em Ciências do Mar e co-coordenadora do de Biologia na FCUL, onde também leciona disciplinas. Participou também no Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais da Universidade de Cabo Verde e da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa
Os seus interesses de investigação centram-se na área da Ecologia Marinha, em particular na ecologia, função e dinâmica do Fitoplâncton, em ecossistemas lagunares, estuarinos, costeiros e oceânicos. Nos últimos anos, tem trabalhado em deteção remota da cor do oceano, grupos funcionais de fitoplâncton e séries de longo termo. Desde 1995 tem sido líder de grupo de investigação, desenvolvendo esta área na FCUL, estabelecendo colaborações internacionais e promovendo a internacionalização dos seus colaboradores. Orienta ou orientou 9 pos-doutoramentos e 15 estudantes de doutoramento. Publicou mais de 80 trabalhos científicos.
Tem sido coordenadora, na parte portuguesa, de vários projectos internacionais, e investigadora principal de vários projetos nacionais; é a coordenadora do projeto H2020 Portwims, que pretende alargar e melhorar a qualidade da investigação em Ciências do Mar em Portugal.
http://orcid.org/0000-0001-8612-4167
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=6602078736
-
Maria Amélia Martins-Loução
Investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c) | Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia
maloucao@fc.ul.pt
É bióloga, professora catedrática aposentada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Biólogos (OBio) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO, 2017). É Doutora em Biologia – especialidade Ecologia (Universidade de Lisboa, 1985), agregada em Ecologia (Universidade de Lisboa, 1995) e mestre em Comunicação de Ciência (Universidade Nova de Lisboa, 2014).
Aprofundou as estratégias do uso de azoto pelas plantas, desenvolveu investigação sobre o azoto no continuum solo-planta-atmosfera e o estabelecimento de relações simbióticas planta-bactéria e planta-fungo. Com base no conhecimento da ecologia das espécies desenvolveu estratégias de conservação de plantas, in situ e ex situ. A promoção e comunicação de ciência é o actual desafio a que se dedica.
Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa de 2006 a 2012, Directora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, de 2003 a 2009, Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004 a 2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal da FCUL durante 4 anos (1999-2003). Comissariou a exposição “Aventura da Terra: Um Planeta em Evolução”, patente no actual Museu Nacional de História Natural e da Ciência, desde 2009, e organizou um ciclo anual de WorldCafé sobre esta mesma exposição no âmbito do Ano Internacional da Matemática para o Planeta Terra.
É, desde 2006, Académica Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia (Espanha), recebeu o Prémio IberoAmericano de Botânica, Prémio Cortes de Cadiz (2010) e foi considerada uma das 100 Mulheres Cientistas Ciência Viva (2016). É, actualmente consultora científica da European Science Foundation.
Tem sido coordenadora e revisora de projetos a nível nacional e internacional: FCT, NATO, ADI, COST, EU-FP-5 a EU-FP-7 e CNRS. Foi editora de livros e volumes temáticos em revistas, como Plant and Soil e Journal of Soil and Sediments. É autora de mais de 200 títulos (capítulos de livros e artigos internacionais) e de mais de 40 artigos de divulgação científica.
-
Maria Cristina Basílio Crispim
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
ccrispim@hotmail.com
Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPB (1992), doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1998) e pós-doutorado na área de Ecologia Aplicada (2003). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, principalmente aquáticos, atuando nos seguintes temas: semiárido, biodiversidade aquática, conservação de espécies, gestão ambiental, restauração ambiental, aquicultura, biorremediação, ecoturismo e educação ambiental.
Realiza projetos de extensão junto a comunidades ribeirinhas (pescadores) e rurais, na área de aquicultura familiar e construção de fossas ecológicas (tanques de evapotranspiração e círculos de bananeiras).
Atualmente tem projetos na área de restauração ambiental (ambientes aquáticos), aquicultura sustentável (ostreicultura, piscicultura e carcinicultura) utilizando biotratamento na água de cultivos e produção de plâncton em larga escala a partir de composto orgânico. Na ostreicultura desenvolve pesquisa na produção de ostras fora do seu ambiente natural, para evitar a sua contaminação pelos estuários poluídos. Pesquisa ainda na melhoria da eficácia em Estações de Tratamento de Águas residuárias (biorremediação).
-
Luísa Schmidt
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
mlschmidt@ics.ulisboa.pt
Luísa Schmidt é socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, como na articulação entre academia e sociedade. Neste sentido integrou o grupo de investigadores que criou e montou em 1996 o OBSERVA - Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, que actualmente coordena. No ICS-UL integra o Grupo de Investigação ‘Ambiente, Território e Sociedade’ e o Comité Científico do Programa Doutoral em ‘Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável’.
Entre as suas publicações mais recentes destacam-se os livros “Portugal - Ambientes de Mudança. Erros, Mentiras e Conquistas”(2016), Lisboa: Temas e Debates e Círculo de Leitores; “Clima de Tensão: Ação Humana, Biodiversidade e Mudanças Climáticas” (2017), com L. C. Ferreira, M. P. Buendía, J. Calvimontes e J. E. Viglio (Org.). Brasil, Campinas: Editora da Unicamp; “Ambiente, Alterações Climáticas, Alimentação e Energia: a Opinião dos Portugueses” (2014), com Ana Delicado (Eds.), Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Luísa Schmidt é Membro do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e do Working Group for Sustainable Development no âmbito dos EEAC - European Environment and Sustainable Development Advisory Council. É também membro da Research Network for Environment and Society (RN12) da European Sociological Association e do Research Committee on Environment and Society (RC24) da International Sociological Association, e ainda membro do Conselho Geral da APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis). Foi nomeada Embaixadora da Aliança Portuguesa para o objectivo 14 (Recursos Marinhos) dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito do Global Compact Network Portugal.
Colunista regular do Jornal Expresso sobre questões ambientais. Colaboradora do programa de rádio ‘Um certo olhar’ na Antena 2. Em 2016 recebeu o Prémio Ciência Viva Media da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ministério da Ciência).
-
Carla Gomes
Bolseira de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
carla.gomes@ics.ulisboa.pt
Doutorada em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de East Anglia (Reino Unido), em co-tutela com a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa (Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável). A tese de doutoramento, que contou com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, analisa os impactos das concessões de terras nas comunidades rurais do Norte de Moçambique.
É Mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade de Aveiro, com dissertação sobre cooperação internacional e energias renováveis nos PALOP. Este trabalho, que incidiu em particular sobre o caso de Cabo Verde, deu origem ao livro “Alterações Climáticas e Desenvolvimento Limpo”, premiado e publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
É atualmente bolseira de investigação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde tem colaborado em projetos de adaptação às alterações climáticas.
Principais interesses de investigação: alterações climáticas (mitigação e adaptação), desenvolvimento internacional, gestão de recursos naturais, agricultura e segurança alimentar. http://eastanglia.academia.edu/CarlaGomes
-
Luís Filipe Neves Carreira Dos Santos
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
lsantos@ipt.pt
: Prof. Adjunto do Instituto Politécnico de Tomar (IPT); Membro Integrado do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (CGeo; Membro do Conselho Consultivo da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo; Membro da Comissão Regional de Combate à Desertificação de Lisboa e Vale do Tejo; Membro do Laboratório de Investigação Aplicada em Riscos Naturais, NHRC.ipt.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1006-4131
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Luis_Santos23
-
Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória
Universidade de Cabo Verde - Uni-CV
sonia.silva@docente.unicv.edu.cv
Licenciada em Geologia pela Universidade de Lisboa, Mestre em Geociências, especialização em Geologia do Ambiente e Ordenamento pela Universidade de Coimbra, Doutora em Engenharia Geológica, especialização em Geologia do Ambiente e Ordenamento. Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde nas áreas da Geologia, Geologia de Cabo Verde, Riscos Geológicos, Impactes Ambientais, Geologia de Campo, SIG e Cartografia Geológica. Experiência de 19 anos na docência no Ensino Superior, tendo exercido vários cargos como Coordenadora do Curso de Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Licenciaturas em Ciências Naturais e de Geologia, Direcção dos Serviços Académicos, Vogal Administrativa do Departamento de Ciência e Tecnologia e Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação. Investigadora em projectos de investigação nas àreas da Geologia, Vulcanologia e Riscos Naturais, e Geologia Marinha. Consultora em Estudos de Impacte Ambiental, Geologia, Geotecnia e Riscos Geológicos.
PhD - Geological Engineering
Universidade de Cabo Verde
Faculdade de Ciências e Tecnologia
CP 279-C, Praia, Santiago, Cabo Verde